Controle de clientes inadimplentes, limite de crédito

Apesar de o acesso ao crédito e o aumento do consumo serem importantes para os negócios, essa maior facilidade para os consumidores também pode gerar efeitos contrários e problemas, como aumento da inadimplência.

Isso porque os consumidores conseguem comprar de modo rápido e prático, mas nem sempre obtém essa mesma facilidade para pagar.

Essa inadimplência dos clientes pode levar a dívidas e prejuízos financeiros para sua empresa.

Existem, entretanto, algumas ações que podem ajudar a reduzir a inadimplência dos consumidores, seja previamente a compra ou à posterior falta de pagamento.

Essas ações visam evitar riscos à saúde financeira, assegurando uma maior proteção e controle do seu negócio.

Acompanhe o artigo até o final para conhecer os métodos mais comuns de reduzir a inadimplência dos clientes.

Como reduzir a inadimplência

Limite de crédito automático para a venda

O método do limite de crédito é eficaz para reduzir a inadimplência antes que ela ocorra, ou seja, antes que o cliente efetive a compra no seu negócio.

Esse método serve para adotar critérios por meio dos quais serão estipulados limites de créditos automáticos para o cliente durante a venda.

Por meio da consulta, no sistema, sobre o histórico de compras e inadimplência do consumidor, é possível aprovar um limite de crédito condizente com a disponibilidade financeira do cliente.

Isso evita que ele faça compras com valores acima do que pode custear, levando à inadimplência e ao prejuízo para sua empresa.

Recuperação de títulos atrasados

Esse é outro método eficaz de reduzir a inadimplência através da recuperação de títulos atrasados por meio de negociação com o cliente.

A recuperação de títulos atrasados visa trazer benefícios ao cliente devedor e também à empresa credora, que evita ter prejuízos financeiros.

Por meio da renegociação da dívida e redução do valor a receber, a empresa estimula o pagamento de uma parte do título atrasado por parte do cliente inadimplente.

Isso permite que ela receba uma parte do dinheiro (que não receberia de outra forma) e também traz de volta ao cliente o crédito na praça para voltar a comprar, estimulando a economia a funcionar.

Cobrança via SMS

O método de cobrança de clientes inadimplentes por SMS é um dos melhores para estimular a constante lembrança do débito com a sua empresa e reduzir a inadimplência que gera prejuízos financeiros.

Essa é uma forma automatizada de cobrança, que atua de forma passiva e para estimular o cliente a procurar uma solução para negociar a sua dívida.

Você pode reduzir a inadimplência de duas formas com a cobrança via SMS, tanto mandando lembretes de pagamento para os que ainda não estão inadimplentes, e os de cobrança das dívidas para os que estão em débito com a empresa.

Por meio do envio do SMS de cobrança para os clientes devedores, você pode estimular a negociação amigável e benéfica da dívida com a sua empresa.

Carta de cobrança

A carta de cobrança é um método efetivo para reduzir a inadimplência, ajudando a lidar com os clientes devedores de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de medidas drásticas.

Essa carta avisa o cliente sobre o débito que está em aberto e estipula um prazo para que ele faça a quitação desse valor, antes de ser notificado judicialmente.

O método de cobrança por meio de carta é uma ótima forma de evitar que sua empresa acabe o mês no vermelho e que tenha que ir à justiça reaver seu dinheiro.

Ela evita tanto a cobrança em excesso, que afasta o cliente, quanto a conivência com a inadimplência.

A comunicação no tipo de carta depende do cliente ao qual você está cobrando e também da dívida que ele possui com sua empresa.

Conclusão

Como você viu, existem alguns métodos ou ações efetivas que sua empresa pode utilizar para reduzir a inadimplência.

Um cliente inadimplente é ruim não só pelo prejuízo financeiro direto que ele proporciona ao seu negócio, como também para a economia em geral, ao perder o crédito e reduzir o consumo no mercado.

Sendo assim, é possível achar meios viáveis tanto de impedir que o cliente compre sem poder pagar, como de estimulá-lo a fazer a quitação do débito que possui.

Você gostou do artigo sobre como controlar e reduzir a inadimplência dos consumidores?

Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva-a abaixo para que possamos ajudá-lo.

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