Automatização do controle de vendas e comissões dos vendedores

Fazer um controle das vendas e também das comissões que cada vendedor deve receber nem sempre é uma tarefa fácil.

O registro de todas as vendas realizadas, a organização das comissões totais de cada vendedor e o equilíbrio entre saída de produtos e entrada de dinheiro no caixa podem ser atividades que produzem erros e são estafantes.

Entretanto, fazer esse controle de vendas e das comissões dos vendedores é necessário para manter e promover o sucesso da sua empresa.

Ao negligenciar essas ações, você pode perder o controle financeiro, ter um déficit no caixa da empresa ou promover litígios com os funcionários sobre as comissões organizadas erroneamente.

Sendo assim, promover a automatização do controle de vendas e comissões dos vendedores é essencial.

Pensando nisso, eu trouxe aqui esse artigo com algumas dicas de como você pode fazer isso e obter sucesso na sua empresa.

Acompanhe!

Importância de automatizar o controle de vendas e comissões

Automatizar o controle das vendas

A automatização da força de vendas, no caso das vendas externas através do aplicativo mobile, é imprescindível para oferecer à equipe externa da sua empresa uma ótima ferramenta para trabalhar.

Ela auxilia o vendedor a alcançar seus objetivos de venda e de ganho de comissões, tornando mais célere o processo de vender.

Isso promove uma maior eficiência para o cliente (reduzindo o tempo entre o pedido e a entrega) e reduz a carga de trabalho do seu vendedor.

Por meio da automatização, ele pode conseguir vendas mais lucrativas, além de conhecer o quanto ganha de comissão por determinada venda.

A integração por meio do software faz a integração com o banco de dados do seu ERP, que armazena as vendas e comissões de cada vendedor.

Assim, ao fazer a automatização do controle de vendas você garante processos mais simples, otimização do tempo, aumento da produtividade e maior confiabilidade que gera o sucesso financeiro da sua empresa.

Automatização do controle de comissões de vendedores

automatização do controle de comissões dos vendedores é importante para evitar cálculos errados ou que comissões deixem de ser atribuídas.

Dessa forma, quando você automatiza o processo, o sistema automaticamente registra a venda e gera o valor da comissão a ser paga ao vendedor.

A automatização por meios de sistemas específicos para o controle de comissões possibilita um maior acerto nos cálculos delas.

O percentual da comissão pode ser de acordo com o cadastro do vendedor ou da venda, e é em cima dele que será gerado o valor que o funcionário receberá.

Eles ainda podem ser utilizados para premiar os vendedores que atingirem as metas estipuladas ou conseguirem vendas que tragam um maior retorno financeiro.

Entre os sistemas para automatizar e ajudar na realização dos processos de cálculos de comissões de vendas, o ERP é um dos melhores.

Existem diferentes tipos de comissões e elas divergem de acordo com a necessidade de adequação aos vendedores e às empresas.

Na automatização do controle de comissões dos vendedores, os seguintes modelos podem ser inclusos:

  • Comissão por vendas: esse é um tipo de comissão que irá pagar um percentual fixo por cada venda que o vendedor fizer. A remuneração proveniente da comissão pode ser repassada logo que o cliente pagar a venda ou apenas junto com o salário do funcionário no mês seguinte
  • Comissão por produto vendido: diferente da comissão por venda que é fixa, a comissão por produto vendido é variável e depende do item que foi gerado para venda
  • Comissão por recebimento: esse tipo de comissão é para empresas que fazem vendas a prazo, em que o valor total é recebido em parcelas. Nesse caso, a comissão só é recebida após todo o valor total ser pago pelo cliente. Ele é o tipo de comissão mais indicado por não gerar rombo no caixa da sua empresa

Conclusão

Como você pôde ver, fazer a automatização do controle de vendas e da comissão dos vendedores garante um maior sucesso e confiabilidade para sua empresa.

Com ela, será possível fazer o gerenciamento das vendas, os cálculos e o pagamento corretos das comissões de cada funcionário.

Sem uma automatização para o melhor controle, você pode colocar em risco a saúde financeira e o futuro da sua empresa.

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